sábado, 16 de março de 2024

OPPENHEIMER, O FILME. Sob o clarão bomba atômica, Ciência, poder e o horror das guerras atuais

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aseado na biografia American Prometheus: the Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer1, o filme de Nolan pretende cobrir a complexa vida do físico em um ritmo alucinante, em tensão dramática dilacerante por todo o filme, quase um videoclipe (de três horas de duração) que mergulha na mente do protagonista. Um sucesso de bilheteria. O porquê do sucesso do filme Oppenheimer, grande vencedor do Oscar 2024? Situa-se no contexto belicoso dos últimos três ou quatro anos: guerras na Ucrânia, massacre na Palestina (que no caso não se trata de guerra, mas de genocídio da população onde apenas um lado morre, a dos palestinos), conflito no Iêmen (mais de 200 mil mortos), guerra na Etiópia, conflitos em Bukina Faso, Somália, Sudão, Mianmar, Nigéria, Síria, Haiti.

No centro da questão está o horror que um conflito bélico pode causar para a humanidade, sob a perspectiva de uma terceira guerra mundial, tal qual a mídia corporativa pró-Otan vem aventando há algum tempo. Como se este “horror” não fosse algo predicado pelo próprio stablishment capitalista, por suas imensas contradições, num momento em a queda da taxa de lucros das grandes corporações e que os conglomerados financeiros apelam para o rentismo e/ou recorrem ao nazi-fascismo e a indústria para o belicismo. Para estes setores a guerra é uma necessidade e um método de destruir as forças produtivas em excesso (máquinas e pessoas).

Marx nos estertores do século XIX avaliava que “O desenvolvimento do capital fixo indica até que ponto o saber social geral, conhecimento, deveio força produtiva imediata e, em consequência, até que ponto as próprias condições do processo vital da sociedade ficaram sob o controle do ‘intelecto geral’ e foram reorganizadas em conformidade com ele”2.

Obvio o filme não entra neste mérito! Permanece no âmbito gnosiológico (conhecimento humano) e os destinos a que leva a Ciência: quais seus limites e objetivos no bem-estar e progresso humano. A Ciência deve postar-se no campo do extermínio de populações? Fazer frente com, por exemplo, a Otan/EUA no massacre do povo ucraniano/russo, nos dias atuais? Para quem desconhece, “qualquer história da ciência do início do século XX está repleta de socialistas”3, Oppenheimer não seria diferente: “dificilmente existe uma biografia dos grandes cientistas desta época que não tenha um índice repleto de referências ao socialismo, ao Partido Comunista dos EUA (CPUSA) ou a outros aspectos do semimundo de esquerda” (idem)! As melhores mentes da época eram tidas como “comunistas” e estavam sob constante vigilância por órgãos secretos paraestatais do departamento de estado norte-americano.

No caso de Oppenheimer, a burguesia do império (Estados Unidos e aliados - exceto a URSS) deu-lhe a incumbência ativa a desenvolver forças nunca antes vistas ou experimentadas na História, em suas poderosas capacidades destrutivas, de uma energia comparável que alimenta o sol. A Ciência vem dominando a Natureza, no entanto, ao postar-se no campo da não-neutralidade, assumiu a capacidade de destruir a nós mesmos...

Exultante de um dos maiores crimes praticados na história da humanidade, Harry Truman, presidente dos EUA à época, disse que a bomba atômica foi “a maior conquista da ciência organizada da história (…) É uma bomba atômica. É um aproveitamento da energia básica do universo. A força da qual o sol tira o seu poder foi solta naqueles que trouxeram a guerra para o Extremo Oriente”.

Como se trata de uma bilionária produção hollywoodiana, comercialmente palatável, o filme de Nolan não mostra o tenebroso genocídio promovido sobre Hiroshima e Nagasaki, mas resume-se a uma perturbação mental do personagem principal: “Eu me tornei morte”5 pronunciou-se na vida real, aos prantos e como o filme o retratou.

Oppenheimer, no filme é tratado como um guerreiro, um sujeito que está cumprindo seu papel como balizatório de uma “guerra justa” em nome da civilização, mostrando seus conflitos pessoais, suas dúvidas e certezas e seu papel no desenvolvimento da Ciência a serviço dos poderosos. O grande físico não estava sozinho nesta gigantesca operação militar, fora aconselhado, auxiliado, corrigido em seus cálculos matemáticos por diversas outras mentes genais atuantes no complexo Projeto Manhattan, brigas, dissenções. Descreve eufemisticamente uma situação extrema na qual cientistas e operários (quem faziam o trabalho braçal pesadíssimo) eram submetidos a uma relação de trabalho quase de cunho escravista.

Por fim, vários pesquisadores já analisaram que a bomba atômica sobre o Japão era extremamente desnecessária, pois o país há poucos dias havia declarado a sua rendição perante os aliados. O que estava em jogo, na verdade, era a chamada “Doutrina Truman” de combate ao “comunismo”, ou seja, demarcar campo estratégico em relação à União Soviética, naquilo que ficou conhecido como a “guerra fria” de um mundo bi-polarizado (EUA x URSS). Uma pergunta: por que não há rostos japoneses no filme? Apenas um no final? Nem os resultados da devastação atômica? Pelo fato da obra cinematográfica se propor a “entrar na mente” de Oppenheimer não há porque analisá-la, posto o biografado afirmou certa vez em viagem para o Japão que não se arrependera substancialmente: “Não me arrependo de ter algo a ver com o sucesso técnico da bomba atômica”.6

A bomba, antes de mais nada, foi uma demonstração de força do nascente imperialismo americano e seus consortes europeus contra a URSS, uma vez que os nazistas e o fascismo japonês estavam sistematicamente derrotados. Hitler perdeu a guerra para o Exército Vermelho, primeiro no território russo, depois na Alemanha!

São reflexões que o filme, apesar de muito bem construído, deixam a desejar. Mesmo com as limitações, saímos do cinema diferentes, os mais sensíveis, impactados diante da possibilidade de um holocausto nuclear despontando no horizonte em nome dos barões da guerra (depois do tráfico de drogas, a mais lucrativa indústria), numa conjuntura internacional marcada pela ascensão do fascismo e do neonazismo!


Notas:                   

1 - (O Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer) https://www.pdfdrive.com/american-prometheus-the-triumph-and-tragedy-of-j-robert-oppenheimer-d193201856.html

2 - K. Marx. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011, p. 589.

3 - https://jacobin.com/2023/08/nolan-oppenheimer-review-modernity-physics-art-communism

4 - https://www.youtube.com/watch?v=w67PfbxjM4E&t=3s

5 - https://www.youtube.com/watch?v=vH_PDtkfVlM&t=1s

6 - Monk, Ray. Inside The Centre: The Life of J. Robert Oppenheimer. London: Vintage Books, 2013, p. 648.


Na foto: Oppenheimer na vida real, em campo no Projeto Manhatan


Ver também:

Inquietude Geral: 70 ANOS DA BOMBA ATÔMICA SOBRE HIROSHIMA E NAGASAKI Terror criminoso e bárbaro do imperialismo contra a população civil num Japão derrotado inaugura nova ordem mundial de ofensiva ideológica e militar contra a URSS